Na última quinta-feira, 26 de maio, realizamos em Sumaré/SP, dia de campo para apresentar showroom de porta-enxertos Bayer Seminis para tomates a produtores, revendas parceiras e equipes comerciais.
O portfólio de porta-enxertos foi implantado em meio a lavoura comercial, proporcionando aos nossos convidados a oportunidade de conferir os benefícios e características de cada material em ambiente real, o campo.
Na ocasião, acompanhamos a apresentação dos Técnicos da Bayer Seminis sobre os materiais de porta-enxerto já disponíveis comercialmente, com destaque para Shincheonggang , SVTX6258, Gumgang, Multifort e Maxifort, bem como os materiais que estão em fase pré-comercial: Itzafort e GoldBack.
“O porta-enxerto é uma importante ferramenta tecnológica que permite aproveitar ao máximo as qualidades genéticas de duas variedades e para acertar na escolha do tipo de porta-enxerto (vegetativo ou generativo) é imprescindível entender qual benefício prioritário que o tomaticultor espera alcançar: se obter maior vigor de plantas e longevidade de colheita ou se ter um pacote mais completo de resistência a doenças”, explica Rubens Pícoli, Desenvolvimento de Mercado Casa Bugre.
Para Wanderson Mizael, Representante Técnico da Bayer Seminis, “é sempre importante para o correto posicionamento dos porta-enxertos levar em consideração a saúde do solo e as condições da área produtora”. O uso do porta-enxerto generativo adequado, dentro de um manejo integrado, pode voltar a viabilizar o plantio em áreas de incidência de doenças de solo e que já estavam condenados pela contaminação.
O Shincheonggang, por exemplo, é um material de porta-enxerto generativo que confere o maior nível de resistência à Murcha Bacteriana (Ralstonia Solanacearum) do mercado brasileiro, viabilizando que vários produtores obtenham sucesso em sua colheita, mesmo em solos contaminados.
Após a visita ao showroom de porta-enxertos, o grupo visitou também duas lavouras comerciais de alta produtividade de Tomate Compack enxertado sobre os porta-enxertos Shincheonggang e SVTX6258. Com a lavoura em plena colheita, os participantes comprovaram facilmente os resultados proporcionados por um correto posicionamento de porta-enxerto e enxerto, trazendo maior segurança de colheita, maior produtividade, maior qualidade de produto e maior rentabilidade ao produtor.